A escola nasceu como resposta à necessidade, sentida na época, de formar profissionais habilitadas para, no meio rural, desenvolverem ações de promoção da mulher, de modo a garantirem a melhoria das condições de vida, da maternidade e da vida doméstica através de diversos meios e estratégias.
Neste ano é criado o Curso de Educador Social, a funcionar nesta Escola e na sua congénere de Lamego, com plano de estudos e cargas horárias próprios, o qual se manteve em atividade durante quinze anos, tendo o plano de estudo sofrido uma reformulação em 1996.
Por ocasião da revisão curricular do ensino secundário, a Escola propôs ao Ministério da Educação a criação do Curso Tecnológico de Educação Social, com plano próprio, cuja estrutura ficou aprovada através da Portaria n.º 240/2005, de 7 de março.
Após proposta da AEC – Associação de Educação e Cultura (entidade proprietária), no seguimento da aprovação em Assembleia Geral de sócios, a designação oficial passou a ser ESCOLA MONSENHOR JOSÉ GALAMBA DE OLIVEIRA, em homenagem ao seu Fundador.
Nasce a 4 de fevereiro no lugar de Aldeia Nova, freguesia do Olival, concelho de Ourém.
Entra no Seminário Patriarcal de Santarém.
Ingressa na Universidade Gregoriana de Roma, onde conclui o doutoramento em Filosofia e o bacharelato em Teologia.
É ordenado presbítero na Sé de Leiria.
Missa Nova (13/07) no Santuário de Fátima.
Prefeito e professor do Seminário de Leiria e em escolas da cidade.
Dinamizador da Ação Católica, escutismo e imprensa regional.
Entra no Seminário Patriarcal de Santarém.
Nomeado Cónego da Sé de Leiria.
Funda a Escola de Formação Social Rural de Leiria.
Nomeado Monsenhor.
Faleceu a 25 de setembro em Leiria.